Share

imprimir

Nutrição

O Serviço de Nutrição desenvolve toda a sua atividade na resolução das necessidades de várias áreas de atuação do Hospital Ortopédico de Sant’Ana (HOSA), entre os quais a garantia do equilíbrio nutricional a nível do refeitório e dos serviços de internamento, assim como a realização de consultas de nutrição.

Todas as linhas orientadoras do Serviço de Nutrição estão em estrita sintonia com os valores do HOSA, centrados na obtenção de ganhos de saúde e na satisfação dos utentes. O objetivo primordial e sempre presente é a promoção de hábitos alimentares saudáveis no seio da população, atuando tanto no individuo como no coletivo.

Principais linhas orientadoras do Serviço de Nutrição:

  • Contribuição para a melhoria dos serviços prestados pelo HOSA;
  • Cooperação na melhoria do sistema de higiene e saúde no HOSA;
  • Promoção do desenvolvimento de competências sobre a importância da alimentação, por via da partilha de conhecimento, informação e formação necessários;
  • Atualização científica constante de técnicas e ferramentas aplicadas nas várias áreas de atuação do nutricionista, assegurando a utilização de critérios objetivos assentes em indicadores de prestação adequada de serviços;
  • Contribuição ativa na realização e desenvolvimento de atividades de promoção de saúde e prevenção da doença.

Consulta de Nutrição


A importância da consulta de nutrição

Uma nutrição desequilibrada, tanto por excesso como por défice de nutrientes essenciais, pode afetar drasticamente a saúde aumentando o risco de aparecimento de doenças crónicas e diminuindo a qualidade de vida do individuo a curto, médio e longo prazo. Tudo isto pode suceder-se simplesmente devido ao desconhecimento sobre conceitos básicos de uma alimentação mais adequada, pelo que o acompanhamento do nutricionista é crucial para a obtenção de mais saúde.

 

Qual é a sua “dieta ideal”?

O acompanhamento nutricional adequado é aquele que incorpora caraterísticas morfológicas próprias do doente assim como as suas preferências e os seus hábitos alimentares, visando as suas necessidades nutricionais específicas para a manutenção dos processos vitais do seu organismo. Como se pode facilmente perceber, cada individuo é um individuo, pelo que não existem receitas únicas e milagrosas, mas sim um processo personalizado de interiorização e aplicação diária de hábitos alimentares e estilos de vida mais saudáveis.

 

Qual o objetivo da consulta de nutrição?

As consultas de nutrição têm como objetivo salvaguardar a saúde do doente, promovendo hábitos e estilos de vida saudáveis, prevenindo a doença ou atenuando efeitos de estados clínicos adversos associados à alimentação, como o caso da obesidade, diabetes tipo 2, hipertensão, dislipidémia, entre outros. Por via de uma avaliação do estado nutricional do doente é prescrito um plano alimentar, com base nesse mesmo diagnóstico, adaptando-o ao longo de todo o processo de acompanhamento nutricional e complementando-o com sessões de aconselhamento alimentar.

Copyright © 2014 - Hospital de Sant’Ana | Desenvolvido por