Share

imprimir

Serviço Social

 O objectivo geral do Serviço Social é o de facultar às pessoas o desenvolvimento de todas as suas capacidades e potencialidades de modo a fortalecerem-se como sujeitos activos.

Em contexto hospitalar, o Assistente Social é o mediador entre o sistema de saúde, a família e a comunidade.

Durante o acompanhamento estabelece-se uma relação de ajuda com o doente, família e/ou prestador de cuidados, por forma a minimizar as dificuldades decorrentes da situação de doença. Promovem-se as condições indispensáveis para a alta hospitalar articulando, para o efeito, com as redes formais e informais da comunidade, desencadeando as respostas mais adequadas às necessidades de cada utente.

 

Intervenção do Serviço Social:


  • Consultas Externas – doentes em regime de ambulatório que necessitem de intervenção do Serviço Social e/ou informação sobre benefícios e recursos da comunidade.

 

  • Processo de preparação para o Internamento Hospitalar em cirurgias específicas com o doente/família/comunidade para planear a alta social.

 

  • Intervenção no internamento com doentes de cirurgias programadas e doentes de traumatologia – fornecer informação e apoio no planeamento e gestão da alta hospitalar.

 

No HOSA, o Serviço Social é constituído por duas assistentess sociais e está disponível de segunda a sexta-feira das 8h00 às 16h00.

 

 

 

 

,

Serviço Social


Guia SERVIÇO SOCIAL.pdf
Copyright © 2014 - Hospital de Sant’Ana | Desenvolvido por