Unidade de Reumatologia do Hospital de Sant'Ana

O QUE É A REUMATOLOGIA?

A Reumatologia é a especialidade médica que diagnostica, trata e previne as doenças músculo-esqueléticas que afectam articulações, ossos, músculos, tendões e bolsas sinoviais, mas que podem nalgumas circunstâncias atingir qualquer órgão.

Quais as doenças diagnosticadas e tratadas pelo Reumatologista?

Algumas das doenças diagnosticadas e tratadas pelo Reumatologista incluem a artrite reumatóide, as espondilartrites (como a espondilite anquilosante, artrite psoriásica, artrite reativa e espondilartrite associada a doenças inflamatórias intestinais), doenças reumáticas sistémicas autoimunes (como o lúpus eritematoso sistémico, a síndrome de Sjogren, as doenças indiferenciada e mista do tecido conjuntivo, a Esclerose Sistémica ou as miopatias inflamatórias), a polimialgia reumática, as vasculites (como o Behçet), as artrites microcristalinas (como a gota ou a pseudogota), a osteoartrose, a fibromialgia, as doenças peri-articulares (como tendinites, bursites ou entesites) e as doenças ósseas metabólicas (como a osteoporose ou a doença óssea de Paget).

Quais os recursos da Unidade de Reumatologia do HOSA?

A Unidade de Reumatologia do HOSA coloca à disposição dos seus doentes a consulta externa de Reumatologia, a consulta externa de Osteoporose, técnicas reumatológicas (incluindo infiltrações de partes moles, infiltrações articulares guiadas ou não por ecografia ou raio-x, viscossuplementações, videocapilaroscopia) e articulação próxima com outras especialidades da área músculo-esquelética incluindo a Ortopedia, Medicina Física e Reabilitação e Radiologia.

No que consiste a consulta de Osteoporose?

A Osteoporose é uma doença em que existe perda de massa óssea e perda da normal microestrutura do osso, o que aumenta o risco de fraturas incluindo perante pequenos traumatismos. As consequências das fraturas podem ser nefastas para o doente mas também para a família e sociedade. Na consulta é feita uma avaliação dos fatores de risco para osteoporose, do risco de queda e do risco da ocorrência de uma nova ou primeira fratura. Sempre que justificado, é iniciado o tratamento adaptado às necessidades e características do doente e este é monitorizado ao longo do tempo.

Quando devo recorrer a uma consulta de Reumatologia?

O principal sintoma que leva o doente a uma consulta de Reumatologia é a dor, que se localiza geralmente numa ou em várias articulações (ou estrutura peri-articular, como o tendão), na coluna vertebral, nos músculos ou é generalizada (por todo o corpo, como acontece na fibromialgia).

Alguns sintomas de alarme que devem motivar uma consulta com um Reumatologista são o surgimento ou agravamento da dor durante a noite, sobre a manhã ou com o repouso; sensação de rigidez matinal (“ferrugem”) das articulações que se prolonga durante mais de 30 minutos; a ocorrência de inchaço nas articulações; incapacidade em realizar as tarefas da vida diária que anteriormente eram feitas sem dificuldade; e a presença de outros sintomas, como febre, alterações do peso ou apetite, inflamações dos olhos, feridas/aftas no nariz, boca ou genitais, queda acentuada do cabelo, novas lesões na pele (cara, tronco ou membros), mudança de cor dos dedos das mãos (brancos, azuis ou vermelhos), secura dos olhos ou da boca, entre outros.

Se, acompanhando qualquer um destes sintomas, surgirem alterações nas análises ou outros exames complementares que possam sugerir uma doença reumática, o doente deverá igualmente ser avaliado em consulta de Reumatologia.

O que devo levar para a minha primeira consulta de Reumatologia?

Para a primeira consulta de Reumatologia o doente deverá trazer quaisquer exames que tenha realizado previamente e que possam ser de interesse para a consulta, incluindo análises, radiografias, tomografias computorizadas (TAC), ressonâncias magnéticas ou outros.

Deverá ainda trazer documentação sobre outras doenças que tenha (relatórios médicos, notas de alta), trazer informação sobre todos os medicamentos que se encontre a tomar (incluindo doses e eventuais alergias) e história familiar de doenças reumáticas.