Hospital de Sant'Ana vai ser ampliado com um novo edifício

28 Fev 2014

Hospital de Sant'Ana vai ser ampliado com um novo edifício

Paradas há 23 anos, as obras para a construção de um novo edifício na área do Hospital de Sant'Ana vão agora avançar.

O Hospital de Sant'Ana, na Parede vai ser ampliado com um novo edifício onde serão instalados blocos operatórios, uma unidade de cuidados intensivos e quartos para internamento. Apesar de manter a vocação para a área da ortopedia, com a criação deste novo edifício, o Hospital de Sant'Ana transformar-se-à também num hospital de proximidade para servir a população com novas valências como a pediatria, a cardiologia ou a medicina interna.

A estrutura está levantada desde 1991, há 23 anos. Avançar com as obras é um dos grandes projetos da atual Mesa (Administração) que conta com o especial empenho do provedor Pedro Santana Lopes.

O estudo da funcionalidade da nova unidade, o estudo económico-financeiro, bem como o levantamento da situação da estrutura com o Laboratório de Engenharia Civil (LNEC) já estão feitos.

Em 1963, num extenso pinhal que se estendia no perímetro definido pelos muros do Hospital de Sant'Ana foi montado, com o patrocínio da Cruz Vermelha Portuguesa, um pavilhão pré-fabricado para receber militares feridos e mutilados na guerra colonial nos vários países africanos. Era o Centro de Recuperação de Incapacitados Motores, mais conhecido por "Pavilhão Militar" que chegou a ser visitado por várias entidades oficiais, entre as quais, o ministro da Saúde, em 1964 e o então Presidente da República, Américo Thomaz.

A assistência aos pacientes era dada pelos enfermeiros militares, mas a reabilitação cabia aos terapeutas do hospital. Para ocupar estes ex-combatentes foi ali instalada uma tipografia e organizadas diversas atividades lúdicas e festivas.

Em 1984, este pavilhão foi ainda aproveitado para instalar a Oficina Ortopédica destinada ao fabrico de próteses e ortóteses, no tempo em que João Joaquim Gomes era provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Foi também nesse ano que se deliberou construir o Centro Ortopédico de Desenvolvimento Infantil (CODI). As obras de construção iniciaram-se apenas dois anos depois, no mandato do provedor José Damasceno dos Campos. O edifício chegou a ter portas e janelas, mas a obra acaba por parar.

Na década de 1990, as caves do CODI são ocupadas com o serviço de lavandaria e rouparia do HOSA. Em 2004, a propósito dos 100 anos do hospital, é apresentado um estudo para a construção de um novo edifício destinado ao acolhimento dos mais velhos.

Para a atual Mesa, o acesso da população aos cuidados de Saúde constitui uma prioridade, sobretudo em anos de conjuntura económica difícil como os que se vivem, cabendo à SCML melhorar as respostas de assistência. O projeto destinado à ampliação do Hospital de Sant'Ana integra-se neste objetivo.