Hospital de Sant'Ana recebe cirurgião suíço para duas artroplastias

28 Mar 2014

Hans Bloch realiza esta sexta-feira, dia 28 de março, duas cirurgias de revisão com artroplastias totais invertidas no Hospital Ortopédico de Sant'Ana (HOSA) da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Com uma vasta experiência neste tipo de cirurgias, o conceituado cirurgião suíço está em Portugal para partilhar boas práticas e trocar conhecimentos sobre esta intervenção com a equipa da Unidade de Patologia do Ombro do HOSA.

A artroplastia total invertida do ombro é uma cirurgia que tem evoluído mundialmente nas últimas duas décadas e adquirido uma maior notoriedade mais recentemente.

A evolução das técnicas cirúrgicas tem, assim, permitido uma melhor recuperação da mobilidade do ombro e do braço, em casos incapacitantes de artrose grave, de falência de prótese cefálica e em fraturas complexas. Acompanhado pela equipa médica do HOSA, o cirurgião suíço irá colocar em duas mulheres, com cerca de 70 anos, duas próteses totais do ombro invertidas.

A propósito desta cirurgia, Filipe Leitão, responsável pela Unidade de Patologia do Ombro do hospital, diz: "estas iniciativas pretendem dinamizar a atividade da Unidade que realiza cerca de 400 consultas por ano e 100 cirurgias, sendo a maior parte realizada por técnicas artroscópicas, designadamente no tratamento da patologia da coifa dos rotadores".

Contactado no final da primeira cirurgia, Hans Bloch mostrou-se satisfeito dizendo que tinha sido "um sucesso" e sublinhando que "este tipo de colaborações são sempre mais-valias no campo da troca de experiências profissionais".

Sobre Hans Bloch

Licenciado em Medicina, pela Universidade de Berna (1980), Hans Bloch foi desenvolvendo a sua atividade como consultor, tendo sido chefe de departamento em hospitais universitários  e estatais. Atualmente é consultor e membro superior da Clínica de Lugano, na Suíça, e membro de várias sociedades científicas.