Atletas de Alta competição fazem avaliação radiológica no HOSA

19 Set 2014

Os exames clínicos a atletas de alta competição resultam do apoio do Hospital Ortopédico de Sant’Ana, unidade da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) à Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).

Ana Cabecinha, Irina Rodrigues, Patrícia Mamona, Francis Obikwelu e Marco Fortes foram alguns dos 50 atletas que esta quinta e sexta feiras (18 e 19 de setembro) se deslocaram ao Hospital Ortopédico de Sant’Ana (HOSA) para realizar uma avaliação radiológica.

O HOSA apoia  a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) na avaliação clínica dos atletas de alta competição. É uma atividade que se insere no processo de preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, tendo como principal objectivo identificar potenciais focos de lesão e de doenças.

Os resultados contribuem para que seja possível desenvolver, juntamente com os treinadores, um trabalho de prevenção e de tratamento de doenças.

Nesta avaliação são incluídos os atletas que participam na Preparação Olímpica, os que estão integrados no Centro de Alto Rendimento do Jamor – Residentes e os participantes no Campeonato da Europa de Zurique e no Campeonato do Mundo de Eugene.

É a primeira vez que se realiza "uma avaliação desta dimensão", diz António Costa, da FPA. "Os resultados são muito importantes e servem de auxílio dos técnicos para trabalhar com os atletas, no desenvolvimento de aspectos físicos dos desportistas".

Para Francis Obikwelu, os exames clínicos e a avaliação radiológica que veio fazer ao HOSA são essenciais para "vigiar" o estado das condições físicas dos atletas antes da época de inverno.

Vera Barbosa, outra das desportistas presentes, destaca também a importância desta avaliação clínica para "prevenir o surgimento de problemas de saúde".

A mesma opinião tem Patrícia Mamona, que também estuda engenharia biomédica. Esta avaliação clínica possibilita, muitas vezes, "a descoberta de doenças crónicas, pode evitar casos de morte súbita e prevenir lesões", sublinha, notando que contribui ainda para "corrigir e mudar técnicas de treino".

Veja as fotografias em http://www.hospitaldesantana.pt/agenda/160