Dia 16 de outubro | Dia Mundial da Coluna

16 Out 2014

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, as dores nas costas são a principal causa de consultas médicas. As doenças que afectam a coluna, representam mais de 50% das causas de incapacidade física, em idade laboral e são uma das principais causas de ausência no trabalho.

Segundo o diretor do serviço da unidade de cirurgia da coluna do HOSA, João Gomes Peres, “esta unidade  avalia em consulta e intervêm, quando indicado cirurgicamente, na resolução de patologias, tais como: deformidades vertebrais do crescimento (escoliose e cifoses), doenças degenerativas disco-vertebrais (espondilartrose), e fraturas vertebrais de cariz traumático e osteoporótico.”

Dentro deste âmbito, o HOSA possui o serviço de fisiatria que avalia estes casos e encaminha para  tratamentos na unidade de fisioterapia e/ou de terapia ocupacional, para que o utente possa ter a melhor recuperação possível.

A unidade de fisioterapia e a unidade de terapia ocupacional do HOSA, disponibilizam algumas recomendações para prevenir a sua saúde no local de trabalho.  Para saber mais, clique em