Curso de acupuntura miofascial no HOSA

07 Nov 2014

Neurologista americano, Robert Gerwin, vai dar formação a médicos fisiatras no Hospital Ortopédico de Sant'Ana (HOSA), na Parede.

No Centro de Estudos do HOSA realiza-se nos dias 8 a 10 de novembro e de 14 a 16 de novembro um curso de acupuntura miofascial.

O curso, organizado pelo médico Francisco Machado, responsável pelo Serviço de Medicina Física e Reabilitação do HOSA, será dado pelo neurologista americano, Robert Gerwin, com prática clinica em Washington, no Hospital da Universidade Johns Hopkins.

A síndrome de dor miofascial é uma causa comum de dor no músculo caracterizada pela presença de pontos gatilhos (locais bem delimitados, podendo manifestar-se como um nódulo ou local de contração do músculo). Ocorre em ambos os sexos e observa-se mais frequentemente em atletas e em pessoas de idade superior a 30 anos.

Geralmente ocorre pelo esforço excessivo sobre os músculos (movimentos repetitivos, condicionamento físico inadequado, postura inadequada, trauma, distensão muscular, stress emocional e mesmo por roupas apertadas). Pode também estar associado a doenças como diabetes, doenças da tiroide, depressão, anemia, doenças reumatológicas e neurológicas.

A acupuntura médica está indicada no tratamento deste tipo de dor. Existem estudos clínicos que evidenciam que, quando realizada, a acupuntura diminui a perceção da intensidade da dor, através da desativação de pontos - gatilho, produzindo uma melhoria nas atividades da vida diária e diminuição do consumo diário de medicamentos para  a dor.

Cerca de 30% dos doentes que procuram as consultas de fisiatria no HOSA, necessitam de acupunctura miofascial como tratamento.