Campanha Institucional dos Jogos da Santa Casa, distinguida internacionalmente com o 1º prémio

11 Nov 2014

Os Jogos Santa Casa (JSC) foram distinguidos com o primeiro prémio na categoria institucional dos "World Lottery Association Advertising Awards", uma das distinções mais importantes atribuídas pela Associação Mundial de Lotarias.

De acordo com Fernando Paes Afonso, Vice-Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, "este prémio incentiva a Santa Casa e o seu Departamento de Jogos a continuarem o trabalho desenvolvido em prol da sociedade, ao conceder-lhe ainda mais credibilidade".

Um júri profissional e independente, constituído por profissionais de comunicação e publicidade de grandes agências internacionais de publicidade, analisou mais de 80 campanhas a concurso recebidas a nível mundial pela "World Lottery Association (WLA") e selecionou a candidatura da lotaria Portuguesa como uma das três finalistas na categoria de Melhor Campanha Institucional.

Pela primeira vez na história dos Jogos Santa Casa, a campanha institucional portuguesa foi a grande vencedora deste troféu, concorrendo com as campanhas institucionais da Tennessee Lottery Corporation e da lotaria islandesa.

Este prémio, que foi atribuído no decorrer do Congresso Mundial da WLA em Roma, contou com a votação de cerca de 500 participantes, provenientes dos cinco continentes, entre lotarias e fornecedores de serviços ligados a esta indústria.

Em concurso estiveram três categorias: Melhor Campanha de Produto (prémio ganho pela Lotaria sueca Svenska Spel, que acabou por ganhar também o Grand Global Advertising Award), Melhor Campanha de Canais Digitais (vitória da Norsk Tipping, lotaria da Noruega) e Melhor Campanha Institucional, prémio atribuído aos Jogos Santa Casa.

Assente no conceito criativo "Direito de Sonhar", a campanha institucional teve como objetivo destacar o contributo dos JSC para as Boas Causas e o seu papel na exploração dos jogos sociais do Estado, reforçando a ideia de que o modelo de exploração atual é o único que permite assegurar que a totalidade das receitas das vendas desses jogos é devolvida à sociedade.

Lançada em Maio de 2014, no arranque do Mundial de Futebol, a campanha teve também como mensagem o apoio à Seleção Nacional no campeonato, associando de forma direta as estrelas do futebol e os feitos da equipa nacional ao trabalho excecional realizado diariamente por todos os heróis anónimos que, através das receitas dos JSC, contribuem para a coesão social no país.

Com a assinatura "Apostamos em si para apoiar Portugal", a campanha dos JSC pretendia demonstrar que “são os nossos heróis que nos dão, todos os dias, o que ninguém pode tirar: o direito de sonhar”, não só para os apoiantes da seleção nacional, como para os apostadores dos jogos sociais do Estado.

Criada em 1999, a Associação Mundial de Lotarias e Apostas (World Lottery Association), da qual o Departamento de Jogos da SCML é membro, congrega 82 países num total de 151 Lotarias, oriundas de África (13 Países, 26 Lotarias), Ásia e Pacífico (13 Países, 14 Lotarias), Europa (41 Países, 73 Lotarias), América Latina (10 Países, 15 Lotarias) e América e Caraíbas (5 Países, 23 Lotarias).

Conheça o anúncio em: http://www.hospitaldesantana.pt/videos