Share

imprimir

Fundo Rainha Dona Leonor será lançado a 26 de março para apoiar projetos de todas as Misericórdias do País



19 Mar 2015

Cerimónia que assinala a abertura das candidaturas ao Fundo Rainha Dona Leonor, com as presenças do Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e do Presidente da União das Misericórdias Portuguesas.

 

Na quinta-feira, 26 de março, pelas 16h00, realiza-se, na Sala do Brasão do Museu de São Roque, a sessão de abertura das candidaturas ao Fundo Rainha Dona Leonor (FRDL). Trata-se da operacionalização de um acordo inédito entre a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a União das Misericórdias Portuguesas, através do qual todas as Misericórdias do País poderão candidatar-se a projetos que constituam respostas sociais prioritárias.

 

A cerimónia vai contar com as presenças do Provedor da Santa Casa, Pedro Santana Lopes, e do Presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel de Lemos, que serão os primeiros a “clicar” no sítio da Internet onde devem ser feitas as candidaturas online. Neste dia, é também inaugurada a sede do FRDL.

 

Numa fase inicial, o Fundo dispõe de cinco milhões de euros para as candidaturas, sendo quinhentos mil euros o valor máximo que cada Misericórdia pode receber. Esta iniciativa revolucionária na história de cinco séculos de Misericórdias em Portugal recupera o espírito na génese destas instituições, promovendo a realização das 14 Obras de Misericórdia.

A Santa Casa dá, assim, mais um passo para estender o seu apoio a todo o território nacional, consciente de que a sua missão não se limita geograficamente à cidade de Lisboa.

Com a criação do Fundo Rainha Dona Leonor, será possível apoiar os valores e as atividades das outras Misericórdias do País, no que se refere ao princípio da autonomia cooperante.

Copyright © 2014 - Hospital de Sant’Ana | Desenvolvido por