Share

imprimir

Cantinho Terapêutico é o novo projeto criado para os utentes da Terapia Ocupacional do HOSA



20 Mar 2015

O Dia Mundial da Agricultura, 20 março, é assinalado com o novo projeto “Cantinho Terapêutico da Terapia Ocupacional”, dirigido aos utentes que recebem tratamentos em regime ambulatório e tem como objetivo proporcionar-lhes uma sensação de bem-estar, contribuindo para a sua recuperação, ao praticarem atividades de jardinagem e horticultura.

Os idosos, que são parte da população de utentes da Terapia Ocupacional (T.O.) do HOSA, passam de indivíduos muito ativos ao longo de toda a vida para indivíduos sem objetivos a concretizar, nem planos futuros, podendo ficar muito desmotivados e deprimidos.

A jardinagem torna-se então uma atividade terapêutica porque colmata estas falhas e desenvolve várias competências emocionais/psicológicas, cognitivas, motoras e sensoriais, que promovem um envelhecimento ativo e ajudam a travar o declínio das competências nos idosos.

Estão previstas acções como:

- Reminiscência

- Conhecimento e utilização dos instrumentos de trabalho e materiais;

- Plantar

- Podar

- Cultivo de mudas;

- Replantio;

- Conversa informal sobre as espécies e seus benefícios para a saúde.

- Cuidados de manutenção (luz, água, solo e ambiente);

- Propagação e adubação;

- Recipientes, arranjos florais e decoração de ambientes;

 

De segunda a sexta-feira, os utentes poderão realizar estas atividades no período de funcionamento da Unidade de Terapia Ocupacional, das 8h30 às 18h30.

Copyright © 2014 - Hospital de Sant’Ana | Desenvolvido por