Dia Mundial da Saúde | Mensagem do Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

07 Abr 2015

Neste Dia Mundial da Saúde, que hoje se celebra em todo o mundo, gostaria de, enquanto Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, elogiar a dedicação dos profissionais e voluntários que diariamente trabalham para a melhoria do bem-estar de milhares de utentes da Misericórdia e pacientes externos que, cada vez mais, acorrem aos equipamentos de excelência e serviços que a nossa Instituição providencia.

A Saúde é o bem maior que qualquer pessoa pode ter e, estou perfeitamente convicto, que o acesso à mesma é um direito que deve ser preservado a todo o custo.

Numa altura em que as dificuldades são muitas, em que há famílias inteiras sem rendimentos, sequer, para cuidados primários, em que o Estado recua em várias frentes, a Santa Casa tem tentado responder de forma eficaz e dentro das suas possibilidades para colmatar essas falhas. Muito tem sido feito, mas acredito que ainda mais pode ser feito, com a gestão racional e optimizada de recursos.

É, por isso, que tenho dado toda a atenção à área da Saúde, nomeadamente, através de novos investimentos, alguns já em fase de concretização e outros, espero, poder vir a materializar durante este meu segundo mandato.

A minha administração definiu a área da Saúde como um dos pilares fundamentais na missão da SCML. Estou cada vez mais certo de que foi a opção correcta. Se a Acção Social está na matriz originária da Misericórdia, a Saúde é também matriz e hoje, em pleno século XXI, é uma área pela qual a SCML é reconhecida pela sua excelência e qualidade.

Não queria deixar de aproveitar este Dia Mundial da Saúde para renovar o meu compromisso de manter o entusiasmo e a dedicação no reforço da área da Saúde da SCML em prol do bem-estar e da qualidade de vida que qualquer pessoa tem direito.

O Provedor

Pedro Santana Lopes