Homenagem aos enfermeiros

12 Maio 2015

Uma exposição no Complexo de São Roque e atividades e rastreios nos hospitais da SCML assinalam esta terça-feira, 12 de maio, o Dia Internacional do Enfermeiro.

Esta data, que assinala o nascimento da fundadora da enfermagem moderna - Florence Nightingale - e visa homenagear todos os enfermeiros do mundo, é também celebrada na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML).

A Direção da Saúde promove uma exposição dedicada a todos os enfermeiros que, ao longo dos anos, contribuíram para prestigiar a enfermagem na SCML e que está patente no corredor da lotaria, no Complexo de São Roque.

No Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (CMRA), a data é também celebrada com várias atividades e rastreios.

Um rastreio da hipertensão e da diabetes assinala o Dia no Hospital Ortopédico de Sant'Ana (HOSA). É lá que trabalha, há 12 anos, a enfermeira Leonor Carvalho. Pertencente a uma família de enfermeiros, sempre quis seguir a profissão. "Cuidar das pessoas, sempre foi do meu interesse", diz.

José Marques, recém-chegado do recobro após uma operação ao joelho é um dos doentes de que se ocupa. Tem de avaliar os sinais vitais deste antigo serralheiro mecânico, assegurar o controlo da dor e prestar-lhe os cuidados de higiene.

Leonor Carvalho iniciou-se na profissão de enfermeira há 13 anos, no serviço de neurotraumatologia do hospital Egas Moniz e, no HOSA, já passou por todos os serviços.

Ao longo dos dias, distribui medicação, dá pontos, faz pensos, trabalha em cooperação com os fisioterapeutas, enfim, cuida, o que é a essência do trabalho de enfermagem.

O internamento é precisamente a área em que prefere trabalhar, já que lhe permite desenvolver essas práticas de cuidar, diz, sorridente.

Na sua opinião, "o mais gratificante" no trabalho de enfermagem é "assistir à recuperação do doente no sentido da sua autonomia", poder "dar-lhe conforto" e "alívio no sofrimento".

Considera que, nos últimos anos, "houve uma clara evolução" no que respeita ao reconhecimento da profissão, embora determinados aspetos necessitem ainda de mudança. Mas, apesar das dificuldades, sente-se "completamente realizada", afirma, sublinhando que "existe sempre reconhecimento e gratidão da parte dos doentes".

Este ano, o tema escolhido pelo International Council of Nurses para a comemoração do Dia do Enfermeiro é "Nurses: A Force for Change - Care, Effective, Cost Effective".

Em todo o mundo a efeméride é celebrada com vários simpósios e conferências sobre os vários aspetos da profissão e os desafios que se colocam diariamente no exercício da enfermagem.