1º Passeio das Artroplastias

21 Maio 2015

A Sociedade Portuguesa de  Ortopedia e Traumatologia (SPOT) promove o 1º passeio das Artroplastias, destinado a pessoas com próteses do joelho e da anca.

O 1º passeio das Artroplastias realiza-se no próximo sábado, 23 de maio, pelas 10h00, e destina-se a pessoas com próteses do joelho e da anca, que vão fazer um percurso de 2 km, com partida do recinto da antiga Praça de Toiros de Cascais.

Esta iniciativa insere-se na campanha "Vida é Movimento", com o mote "Articule-se", e relaciona-se com outras lançadas anteriormente pela SPOT, como a campanha "Não Caia Nisso" sobre prevenção de quedas na idade sénior.

Atualmente, realizar uma artroplastia é um procedimento cirúrgico muito seguro em que se substitui uma articulação por uma prótese.

Para Gonçalo Moraes Sarmento, médico ortopedista no Hospital de Sant'Ana da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e convidado pela SPOT para coordenar a organização do 1º Passeio das Artroplastias, "o objetivo principal desta iniciativa é convidar as pessoas com artroplastias da anca e do joelho a participarem e a caminharem.

Gonçalo Moraes Sarmento sublinha ainda que, "ter uma vida mais ativa, com prática de exercício físico, gera maior qualidade de vida. Por outro lado, é necessário sensibilizar e dar o exemplo a todos os que, após a realização de uma artroplastia, ainda são sedentários e devem deixar de o ser."

Os interessados em participar deverão inscrever-se em www.spot.pt/passeiodasartroplastias/.

A inscrição tem o valor de 5 Euros e reverte a favor da Associação de Acolhimento e Integração de Crianças (MIMAR).