Share

imprimir

Dois segundos podem mudar a vida



28 Maio 2015

Foram palavras do Provedor, Pedro Santana Lopes, na Escola António Damásio, por ocasião do lançamento da terceira edição da campanha "Mergulho Seguro".

 

A campanha "Mergulho Seguro", a que a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) se associou em 2013, foi apresentada esta quinta-feira, 28 de maio, na Escola António Damásio, nos Olivais, a um auditório completamente cheio, maioritariamente ocupado por alunos, o público-alvo a quem esta ação de sensibilização se destina em primeiro lugar.

 

Sensibilizar a população, em especial os mais jovens, para a prevenção de traumatismos vertebro-medulares, provocados por acidentes relacionados com mergulhos, é, assim, o objetivo principal desta campanha que é lançada pelo terceiro ano consecutivo imediatamente antes de começar a época balnear.

 

Além do Provedor, Pedro Santana Lopes, foram oradores desta sessão de lançamento o Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, João Casanova de Almeida, o diretor da Escola António Damásio, António Pinto da Cruz, o subdiretor do Departamento de Qualidade e Inovação da SCML, Lídio Lopes, e o presidente da Associação Salvador, Salvador Mendes de Almeida, que deu o seu testemunho, 17 anos depois de ter sofrido um acidente de mota que o pôs numa cadeira de rodas.

 

Pedro Santana Lopes começou a sua intervenção manifestando a sua "satisfação" por estar na Escola António Damásio, uma vez que foi nos Olivais que viveu dos 8 aos 23 anos, fase de que guarda grandes recordações. Alertou os alunos presentes para os perigos que incorrem em mergulhar em zonas desconhecidas (também por ter uma pessoa muito próxima que ficou tetraplégica depois de um mergulho mal calculado numa piscina), apesar de compreender que, nestas idades, sejam feitas "brincadeiras" e se "testem os limites".

 

Uma mensagem de "esperança" foi igualmente transmitida pelo Provedor da SCML que sublinhou a "importância de acreditar", designadamente no que se refere à cura destas situações. A este propósito, realçou o papel da Misericórdia de Lisboa não só no apoio que dá à investigação científica para tratamento de lesões decorrentes destes acidentes, mas também através do trabalho realizado, pela instituição, no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão.

 

Leia a noticia completa em http://www.scml.pt/pt-PT/destaques/_dois_segundos_podem_mudar_a_vida_/

 

 

Acompanhe a campanha em:

- Site oficial http://www.scml.pt/

- Facebook https://www.facebook.com/santacasadamisericordiadelisboa/timeline 

- Instagram https://instagram.com/santacasalisboa/ 

- youtube : https://www.youtube.com/watch?v=u0T7rGuxqEU

Copyright © 2014 - Hospital de Sant’Ana | Desenvolvido por