Solidez financeira na Santa Casa

05 Jun 2015

O Relatório de Gestão e Contas da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), referente a 2014, foi apresentado publicamente pelo Provedor, Pedro Santana Lopes.

Transparência nas contas. Rigor na gestão. Estas foram as ideias centrais que estiveram na base do Relatório de Gestão e Contas da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), referente a 2014, apresentado publicamente pelo Provedor, Pedro Santana Lopes, esta quinta-feira, 4 de junho.

Entre os principais resultados das contas desta instituição com cerca de 5500 trabalhadores, 700 dos quais funcionários públicos, e subordinada a vários regimes jurídicos, destacam-se a diminuição ligeira das receitas e o aumento considerável de algumas despesas, entre as quais as dos encargos com o pessoal e as da área da Saúde.

Segundo os números apresentados, os pedidos para subsídios a indivíduos e a famílias para lugares em lares ou bolsas financeiras, registaram um aumento de 10 por cento relativamente ao ano anterior, o que, em parte, resultou do fim de subsídios sociais do Estado e do seu recuo em áreas tão vitais como a Saúde e a Ação Social. O Relatório refere que a SCML teve 116,3 milhões de encargos diretos com Ação Social (incluindo a gestão dos equipamentos transferidos pelo Estado).

As receitas baixaram ligeiramente, como a receita líquida dos jogos, as das aplicações financeiras e a comparticipação da Administração Regional de Saúde (ARS) nas unidades hospitalares da SCML.

Apesar da crise económica atravessada pelo País no ano passado, as contas da Santa Casa referentes a 2014, e que contaram com o parecer positivo do Conselho de Auditoria, refletem uma gestão equilibrada entre as responsabilidades sociais e os recursos financeiros disponíveis. E esse equilíbrio na gestão permitiu obter, em 2014, os resultados líquidos de 4,9 milhões de euros, contra os -17,7 milhões de euros orçamentados, portanto, um valor muito acima do que foi orçamentado para o ano anterior.

Leia a notícia completa em: http://www.scml.pt/pt-PT/destaques/solidez_financeira_na_santa_casa/

Consulte o Relatório em: http://microsite.scml.pt/rel_contas_2014/#/22

Veja o vídeo em: www.youtube.com/watch?v=B7MATD6KYfI