Share

imprimir

Unidade de Saúde Dr. José Domingos Barreiro, da SCML, nasceu há 50 anos



04 Jul 2015

A Unidade de Saúde Santa Casa Dr. José Domingos Barreiro celebrou, esta quinta-feira, 2 de julho, o seu 50.º aniversário.

Quase cem mil consultas e 86 000 pessoas atendidas. Este é apenas um dos dados de balanço do trabalho desenvolvido pela Unidade de Saúde Santa Casa Dr. José Domingos Barreiro, em 2014. Uma unidade que comemorou, esta quinta-feira, 2 de julho, 50 anos de existência, precisamente no dia do 517.º aniversário da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Foi a 2 de julho de 1965 que aquela unidade foi inaugurada com pompa e circunstância pelo então Presidente da República, Américo Tomás.

Passado meio século, dezenas de pessoas juntaram-se naquele mesmo local para comemorar. Presente, a administradora para a área da Saúde, Helena Lopes da Costa, salientou que aquela unidade de saúde “considerada a “unidade-mãe” de todas as que existem na Santa Casa, representa o que melhor se faz em saúde.”

Na sua intervenção, Helena Lopes da Costa, notou que “numa altura em que o Serviço Nacional de Saúde se debate com tantas dificuldades, esta unidade tem conseguido responder a todos os desafios, prestando cuidados aos utentes da instituição, desenvolvendo o apoio domiciliário e alargando a prestação de cuidados médicos e de enfermagem”. E sublinhou que “ao contrário das restantes unidades de saúde do universo Santa Casa, esta não só presta cuidados de saúde primários, como igualmente disponibiliza um vasto leque de consultas de especialidade”, sendo, por isso, uma “unidade de saúde de excelência”.

Elogiando a “dedicação e profissionalismo dos médicos, o empenho da equipa de enfermagem e o esforço que os vários colaboradores que trabalham naquela instituição têm demonstrado nos últimos anos”, a administradora salientou a necessidade de as pessoas não se acomodarem. “O futuro está repleto de desafios, a que a Saúde Santa Casa tem de responder”, frisou, anunciando a intenção de “alargar as consultas a outras especialidades, desenvolver o apoio domiciliário e aumentar os cuidados a prestar aos utentes”.

Acompanhe toda a noticia em:
http://www.scml.pt/pt-PT/destaques/domingos_barreiro_nasceu_ha_50_anos/

Copyright © 2014 - Hospital de Sant’Ana | Desenvolvido por