Adjudicada obra para construção da nova Unidade Hospitalar

30 Jul 2015

O Hospital de Sant'Ana na Parede vai ser ampliado com a construção de uma nova unidade hospitalar polivalente num aumento e especialização de respostas da saúde Santa Casa

A 30 de julho, foi adjudicada pela administração da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa a obra para a construção da nova Unidade Hospitalar no Hospital de Sant'Ana, na Parede, à empresa Ferreira, Construção, SA por um valor de 8.800.milhões de euros e execução num prazo de 14 meses. Uma nova resposta da Saúde Santa Casa que alarga assim a sua oferta em serviços de saúde, para a adequar às necessidades reais da população.

A intervenção irá aproveitar a estrutura, já existente, e anteriormente destinada ao Centro Ortopédico de Desenvolvimento Infantil - CODI, projeto suspenso desde 1990. O projeto previsto para este edifício centenário, classificado pelo IGESPAR, vai dotá-lo de modernas infra-estruturas, que respondem às atuais exigências que se impõem numa prática clínica de excelência mas, sobretudo, vai permitir que sejam reunidas as condições para o transformar num Hospital polivalente.

Com uma área total de construção de 6.719,48 m2 a nova Unidade Hospitalar da Santa Casa terá um bloco operatório com 4 salas de operação, 60 camas de internamento, 6 camas na unidade de cuidados intensivos e uma unidade de recobro com 32 postos. A nova unidade vai assim prestar serviço em urgência, ambulatório e nas especialidades de Neurocirurgia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Ortopedia.

A primeira pedra deste novo edifício foi "lançada", no dia do 110º aniversário do HOSA, 25 de julho de 2014, pelo Provedor Pedro Santana Lopes, numa cerimónia pública naquele hospital. Presentes, o bispo Joaquim Mendes, o Secretário de Estado adjunto do Ministro da Saúde, Leal da Costa, o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreira, a Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Cascais, Isabel Miguéns Douças, e todos os membros da Mesa da Santa Casa.

Conheça as fotografias do espaço a intervencionar em: