I Seminário de Medicina Manual no Hospital de Sant’Ana/SCML

18 Set 2015

O Serviço de Medicina Física e Reabilitação (SMFR) do Hospital de Sant’Ana da SCML, organiza o I Seminário de Medicina Manual, no âmbito do desenvolvimento de acções de formação como a divulgação das técnicas de medicina manual na prática clínica.

O I Seminário de Medicina Manual, será ministrado pelos médicos Yunsan Meas, Daniel Martin-Meriadec e Stephane Renon, docentes da pós-graduação “Médecine Manuelle Ostéopathique” da Universidade de Nantes – Angers, e dirigido a 14 médicos fisiatras. A formação realizar-se-á nos dias 16, 17, 18 e 19 de Setembro, no Centro de Estudos do Hospital Ortopédico de Sant'Ana (HOSA), na Parede.

A medicina manual consiste na realização de técnicas neuromusculares, mobilizações articulares específicas, manipulações e exercício terapêutico realizado em ambiente de consulta, como resposta à patologia mecânica da coluna e dos membros, e a doenças degenerativas. Esta é uma área em crescente, uma vez que os médicos fisiatras, sentem que este é um instrumento muito adequado para que tratar os seus doentes.

Uma mais-valia deste tratamento é a melhoria da qualidade de vida sentida no doente e a substituição da toma de inflamatórios, após a realização de 3 a 4 sessões. Cada sessão tem a duração de 20 a 30 minutos em que são aplicadas as várias técnicas.

Para o responsável do SMFR do HOSA, Francisco Machado, “o exercício feito pelos utentes e prescrito pelo fisiatra é fundamental para manter os bons resultados nas sessões de tratamento”.

Cerca de 30% dos doentes que procuram as consultas de fisiatria no HOSA, já são tratados através da medicina manual.