Terapia Ocupacional do HOSA realiza sessões de proteção articular

12 Out 2015

A Santa Casa assinala esta data com a realização de um wokshop de sensibilização e aprendizagem de cuidados posturais, no Hospital de Sant’Ana.

A Unidade de Terapia Ocupacional do Hospital de Sant’Ana (HOSA) da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) celebra esta segunda-feira, 12 de outubro, o Dia Mundial da Artrite Reumatóide, com uma Sessão de Ensino de Princípios de Proteção Articular e Técnicas de Conservação de Energia, no Jardim de Inverno do Hosa, na Parede.

O Dia Mundial da Artrite Reumatóide foi estabelecido em 1996, com o objetivo de divulgar a doença, visando estimular as mudanças de hábitos diários que prejudicam a qualidade de vida da pessoa com artrite reumatóide. A iniciativa pretende divulgar o trabalho do terapeuta ocupacional, e da sua intervenção junto da população com patologia reumática.

Um dos objetivos é ajudar o doente com artrite reumatóide a desenvolver e construir habilidades para a sua independência funcional, saúde, segurança e interação social, centrando-se nas atividades de vida diária, trabalho e lazer.

O workshop visa promover a aprendizagem de cuidados posturais nas atividades de vida diária, prevenindo o aumento da dor, as sobrecargas e esforços repetitivos, e aumentando a tolerância ao esforço.

A artrite reumatóide é a mais frequente doença articular inflamatória crónica, atingindo cerca de 63.200 portugueses (dados do Estudo Epidemiológico das Doenças Reumáticas em Portugal, EpiReumaPt).

Trata-se de uma doença em que o sistema imunitário ataca as articulações provocando inchaço, dor intensa e incapacitante que compromete a realização das mais básicas tarefas de vida diária.

Esta doença atinge homens e mulheres, mas é três vezes mais frequente nas mulheres. Pode surgir em qualquer altura da vida, embora a incidência aumente com a idade atingindo um pico algures entre os 35 e os 50 anos. As principais recomendações aos doentes com artrite reumatóide prendem-se com a imperiosa necessidade de seguimento em consulta de reumatologia e o rigoroso cumprimento da medicação instituída.

Inscrições: Sessões decorrem das 10h30 às 12h00 e das 14h00 às 15h30.

gic-hosa@scml.pt