Share

imprimir

HOSA debateu Nutrição e Saúde



16 Out 2015

Especialistas e investigadores desta área refletiram e debateram sobre hábitos alimentares, doenças associadas à alimentação, refeições saudáveis, e estilo de vida.

O Hospital de Sant'Ana (HOSA) da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) assinalou o Dia Mundial da Alimentação, que se comemora a 16 de outubro, realizando o I Simpósio de Nutrição e Saúde, no passado dia 13 de outubro, no referido hospital.

Este Simpósio teve como objetivos refletir e debater sobre hábitos alimentares, designadamente em crianças e idosos, e terá o contributo de vários especialistas e investigadores em nutrição e comportamento alimentar.

João Gomes Peres, diretor clínico do HOSA relembrou a importância de adotar hábitos alimentares mais saudáveis, sublinhando que crianças e idosos constituem os principais grupos de risco. Esta iniciativa contou com a participação de Maria Paes de Vasconcelos, em representação da Ordem dos Nutricionistas, de Isabel do Carmo, médica endocrinologista especialista em obesidade e comportamento alimentar, e de João Martins, técnico de nutrição do Hospital de Sant'Ana.

As doenças associadas a uma alimentação desadequada, como poupar dinheiro e ganhar saúde, as principais preocupações das famílias com a alimentação e como fazer refeições saudáveis foram outros temas abordados neste encontro.

A nutricionista e membro do Conselho Geral da Ordem dos Nutricionistas, Maria Paes de Vasconcelos alertou sobre a “importância da nutrição para a saúde”, prevenindo para o consumo excessivo de sal.

O técnico de nutrição do HOSA, João Martins, reforçou ainda a necessidade de associar a prática de atividade física a uma alimentação adequada para reduzir o impacto da obesidade e do sedentarismo na população, com especial atenção nas crianças e idosos.

Por seu lado, a endocrinologista, especialista em obesidade e comportamento alimentar, Isabel do Carmo concluiu que é urgente mudar comportamentos, caso contrário, o país terá um problema de saúde pública para dar resposta.

Mafalda Almeida, nutricionista e autora do livro “Gourmet em Casa”, considera que um bom planeamento pode poupar dinheiro na alimentação e acrescentar valor as refeições.

A iniciativa está inserida na estratégia da Misericórdia de Lisboa e do Hospital de Sant’Ana na aposta da promoção da saúde e de hábitos saudáveis junto da população.

Copyright © 2014 - Hospital de Sant’Ana | Desenvolvido por