16 outubro | dia Mundial da Coluna

16 Out 2015

“Desde que os seres humanos assumiram a posição de bípedes, estão condenados a sofrer da coluna vertebral”, salienta o ortopedista, João Gomes Peres, diretor clínico no Hospital de Sant’Ana (HOSA), da SCML, hoje, 16 de outubro, dia Mundial da Coluna.

A longevidade da população é um fator de agravamento. Alterações degenerativas vertebrais, a obesidade, o sedentarismo, os múltiplos traumatismos, e as cargas laborais mais intensivas agravam a patologia vertebral. A importância é maior, quando estas situações para além de outras de cariz congénito levam a uma taxa de incapacidade acentuada, de 50%.

No HOSA encontra uma unidade de cirurgia da coluna vertebral vocacionada para o tratamento destas patologias, que tanto sofrimento causam, um Serviço de Reumatologia que intervém a nível dos fatores reumatóides que afetam a coluna e um Serviço de Medicina Física e de Reabilitação (MFR), vocacionado para a reabilitação.

Reconhecido pela tradição no tratamento de patologias na área orto-traumatológica, o HOSA, acompanhou a evolução do domínio das técnicas cirúrgicas e práticas clínicas que permitiu uma diversificação natural e de excelência nos cuidados de saúde abrangendo toda a área da músculo-esquelética.