8 de novembro, Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis

06 Nov 2015

No próximo dia 8/11, assinala-se o Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis, lançado pela Comissão Europeia, em 2007, para promover hábitos alimentares saudáveis nas crianças, e parar o atual crescimento da obesidade infantil na Europa.

No âmbito desta campanha, os cidadãos europeus são incentivados a optar por uma alimentação equilibrada associada ao aumento da atividade física diária.

O Serviço de Nutrição do Hospital de Sant’Ana relembra que diariamente devemos:

Tomar o pequeno-almoço mais equilibrado e completo possível, optando por cereais, fruta e laticínios.

Excluir os fritos e utilizar métodos de confeção mais saudáveis como cozidos (em água ou a vapor), grelhados e assados ou estufados sem molhos com gordura.

Moderar a ingestão de sal (recomendado abaixo de 5g por dia).

Evitar adicionar açúcar a alimentos ou bebidas.

Manter uma hidratação adequada, bebendo pelo menos 1,5L de água.

Moderar o consumo de bebidas alcoólicas.

Aumentar o consumo de fruta fresca, ingerindo entre 3 a 5 peças de fruta.

Aumentar a ingestão de hortícolas por via de sopas de legumes e de saladas!

Ter refeições equilibradas, variadas e completas, não abdicando nem abusando de nenhum grupo de alimentos!

Aumentar a atividade física, fazendo por exemplo caminhadas a passo acelerado, jogging ou andar de bicicleta durante cerca de 30 a 60 minutos.