“Está a nascer um novo hospital”

07 Dez 2015

O Hospital de Sant'Ana (HOSA) vai ser ampliado com a construção de uma nova unidade hospitalar, na qual a Misericórdia de Lisboa vai investir oito milhões e oitocentos mil euros.

O Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), Pedro Santana Lopes deu início esta segunda-feira, 7 dezembro, à demolição de uma estrutura com quase três décadas, no local onde nascerá a nova unidade de Saúde do Hospital de Sant’Ana, propriedade da Santa Casa.

Depois da demolição da estrutura existente e de uma visita ao local das obras, o Provedor sublinhou a “enorme prioridade” desta obra e que “está a nascer um novo hospital com condições execionais” para tratar os doentes, referindo que o anterior “edifício estava velhinho e por isso lançamos este projeto”.

A demolição desta estrutura vai permitir finalmente à Santa Casa arrancar com as obras de construção da nova unidade, aumentando a sua capacidade de resposta e alargando as suas valências.

A intervenção começou com as obras de demolição da estrutura existente, anteriormente destinada ao Centro Ortopédico de Desenvolvimento Infantil - CODI, um projeto suspenso há 29 anos, em 1986. Por sua vez, neste local será construída a nova unidade hospitalar que responde às atuais exigências que se impõem numa prática clínica de excelência mas, sobretudo, vai permitir que sejam reunidas as condições para transformar o Hospital de Sant’Ana numa resposta de saúde polivalente.

Esta empreitada tem o valor de oito milhões e oitocentos mil euros e a sua execução terá o prazo de 14 meses.

A nova Unidade Hospitalar da Santa Casa, com uma área total de construção de mais de 6000 m2, terá um bloco operatório com 4 salas, 60 camas de internamento, 6 camas na unidade de cuidados intensivos e uma unidade de recobro com 32 postos. A nova unidade vai assim prestar serviço em urgência, ambulatório e nas especialidades de Neurocirurgia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Ortopedia.