Natal festejado em Alcoitão

17 Dez 2015

Aumentar o investimento da SCML na área da Saúde foi um dos principais objetivos para 2016 destacados pelo Provedor Pedro Santana Lopes, na 57.º edição do Natal dos Hospitais.

Prosseguir o trabalho na área da saúde e da ação social, particularmente no campo da adoção são prioridades da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa para o próximo ano de 2016, afirma o Provedor Pedro Santana Lopes. Em entrevista à RTP, durante mais uma edição do "Natal dos Hospitais" que decorreu esta quinta-feira, 17 de dezembro, no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (CMRA), Pedro Santana Lopes referiu a recente compra do Hospital Militar da Estrela pela Santa Casa, onde se pretende instalar um centro hospitalar de cuidados continuados.

Para o CMRA está previsto, para breve, o início da construção de casas de transição adaptadas para pessoas portadoras de deficiência motora. E no Hospital de Sant’Ana, na Parede, começaram as obras para erguer ali um novo hospital. Um investimento na área da saúde que o Provedor quer prosseguir, na atual época de crise económica. “Numa altura em que o Estado não tem dinheiro, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa tem a obrigação e o dever de dar o exemplo”, salientou.

Referindo a esse propósito o contributo do Fundo Rainha Dª Leonor no apoio às outras Misericórdias do país, Santana Lopes anunciou ainda o projeto de desenvolvimento do turismo social, no âmbito da atividade desenvolvida por outra área da Santa Casa: a do património. Toda uma ação inspirada na experiência dos 517 anos da instituição, mas tendo em conta as necessidades da Santa Casa do século XXI, frisou o Provedor.

Foi a 57.ª vez que se realizou a festa do Natal dos Hospitais, uma vez mais transmitida em direto pela RTP, numa emissão apresentada por Catarina Furtado e por José Carlos Malato, em Lisboa e por Jorge Gabriel e Sónia Araújo, no Hospital de São João, no Porto.

Pelo palco montado em Alcoitão, passaram durante o dia, muitas dezenas de conhecidos artistas, entre os quais, Toy, Ágata, Marco Paulo, Emanuel ou Tony Carreira e as bandas, Amor Eletro e Dama.

O "Natal dos Hospitais", realizado em parceria com o jornal Diário de Noticias, é o programa de entretenimento mais antigo da televisão portuguesa. Foi realizado pela primeira vez há 71 anos, com o objetivo de animar os doentes internados nos hospitais.