Vox Maris canta as Janeiras aos colaboradores e doentes da Unidade de Saúde Mª José Nogueira Pinto/SCML

05 Jan 2016

Fundado há 14 anos, este Grupo Coral promete encantar colaboradores e doentes da Unidade de Saúde Maria José Nogueira Pinto/SCML.

O Vox Maris - Cantares Populares vai cantar as Janeiras às 15h00 do próximo dia 7 de janeiro, quinta-feira, na Unidade de Saúde Maria José Nogueira Pinto (USMJNP), na Aldeia de Juso, em Cascais.

Composto por 10 elementos, este agrupamento coral pertence ao Grupo Coral Vox Maris, que nasceu no Hospital de Sant’Ana (HOSA), na Parede, e integra 30 pessoas. A média de idades é de 60 anos. Todas as semanas ensaiam numa sala voltada para o mar.

Fundado há 14 anos por uma enfermeira-chefe do HOSA, o referido grupo coral inclui enfermeiros, auxiliares, um médico obstetra, uma telefonista, vários funcionários administrativos, além de pessoas de fora.

Dirigido pelo maestro Esteban Etcheverry, tem um repertório essencialmente de música sacra, incluindo também música popular de diferentes épocas, como o barroco, o clássico, o romântico e o moderno.

Quando cantam, a música espalha-se e encanta quem trabalha e quem está internado. Desta vez, o Vox Maris - Cantares Populares vai cantar na Unidade de Saúde Maria José Nogueira Pinto, entoando igualmente quadras escritas pelos doentes.

A Sr.ª D.ª Natércia, com 78 anos, já redigiu uma das letras que serão cantadas no dia 7, quinta-feira. Uma das quadras que esta doente escreveu foi “Nesta Unidade onde estou; Não me vou embora por nada; Fico muito grata; E a todos muito obrigada!”

Esta iniciativa é mais uma forma de esta Unidade de Saúde assinalar esta época festiva do ano, em que valores como a solidariedade e o amor ao próximo são espontaneamente manifestados, proporcionando aos doentes momentos de alegria, carinho e convívio e maior qualidade de vida. No final será servido um lanche a todos os participantes.