Visita guiada a um hospital de referência

17 Fev 2016

Situado na Parede, o Hospital de Sant’Ana pode ser visitado uma vez por mês, havendo um limite de 30 participantes.

A Direção da Cultura da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa propõe para as 14h30 desta quinta-feira, 18 de fevereiro, uma visita guiada ao Hospital de Sant'Ana (HOSA), situado na Parede, em Cascais.

O percurso dá a conhecer aquele que, em 1904, foi considerado um hospital de vanguarda em Portugal, nas suas diferentes vertentes: Arte, Arquitetura, Ciência e Saúde.

Doado em 1911 à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) por Claudina Chamiço, este hospital começou por ser um sanatório marítimo para tratar meninas pobres atingidas pela doença que, no início do século XX, foi um autêntico flagelo social, a tuberculose.

Outrora um sanatório, o HOSA transformou-se numa referência nacional em ortopedia e, nas mesmas salas onde um dia se tratou a tuberculose, dão-se agora consultas de diversas especialidades, entre as quais cirurgia plástica, dermatologia, oftalmologia ou otorrinolaringologia, além de se fazerem intervenções cirúrgicas e exames auxiliares de diagnóstico.

Na visita da próxima quarta-feira, os participantes poderão conhecer o Jardim de Inverno, um dos locais emblemáticos do hospital. Trata-se de um espaço revestido de azulejos com motivos de plantas terapêuticas e portadas voltadas para o mar.

Além deste jardim, a capela, de estilo neobizantino, e as galerias exteriores, em frente à água salgada, para tirar partido do ar marítimo, do sol e do iodo, fatores essenciais para a recuperação dos doentes internados neste hospital são outros espaços a destacar.

Os interessados em inscrever-se na próxima visita guiada ao Hospital de Sant’Ana, deverão contactar o Serviço de Públicos e Desenvolvimento Cultural, ligando um dos seguintes números: 213 235 421/ 824/233 /065. Há 30 vagas para o efeito.