Share

imprimir

Este curso é uma viagem no tempo



06 Mar 2016

Destinado a médicos do internato de Ortopedia e Traumatologia, o curso de Cirurgia da Mão teve uma frequência superior a 50 participantes.

A Unidade de Cirurgia da Mão, do serviço II de Ortopedia, do Hospital de Sant’Ana (HOSA) da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) organizou um curso de Cirurgia da Mão que decorreu a 4 e 5 de março, no Centro de Estudos do referido hospital.

Esta formação teve como objetivo celebrar os 27 anos da Unidade de Cirurgia da Mão, os 40 anos de consultas dadas nesta área e os 50 anos da 1ª edição deste curso que se dedica fundamentalmente aos aspetos orto-traumatológicos.

Na sua intervenção, Sílvia Silvério, coordenadora da Unidade de Cirurgia da Mão, sublinhou que “este curso é uma viagem no tempo”, frisando que, nos anos 50, em Portugal, a Ortopedia ainda estava a dar os primeiros passos como especialidade cirúrgica, tendo sido o HOSA a primeira unidade hospitalar a fornecer esta formação.

Para a coordenadora da Unidade, esta iniciativa visa “dar a conhecer o percurso do hospital, a investigação, a experiência, o trabalho desenvolvido pelos especialistas, divulgar e promover o que de melhor se faz nesta área”. Gonçalo Moraes Sarmento, professor de Ortopedia na Escola Superior de Saúde do Alcoitão, cirurgião ortopédico no HOSA e médico pessoal do piloto Miguel Oliveira, vice-campeão do mundo de Moto3, falou neste curso de fraturas dos metacárpicos e das opções de tratamento, dando como exemplo a operação que fez ao jovem piloto, quando fraturou a mão.

No HOSA, e no âmbito das consultas, a patologia da mão é uma área importante, sendo, por observados, em média, 700 doentes por semestre. A Traumatologia do Punho e Mão, a Cirurgia Ligamentar e Tendinosa, a Cirurgia Reconstrutiva”, a “Doença Degenerativa” e a “Cirurgia Nervosa” foram alguns dos temas abordados neste curso.

Fernando Corella, ortopedista, especialista da mão nos hospitais Infanta Leonor e Beata Maria de Madrid, mostrou-se muito satisfeito por participar neste curso, afirmando ser um “orgulho” estar no HOSA.

A forma de apresentação do ortopedista espanhol superou as dificuldades linguísticas que poderiam existir à partida. O especialista na Artroscopia da Mão frisou que foi graças aos avanços médicos dos últimos anos que foi possível descobrir e aplicar tecnologia cada vez mais avançada em cirurgias pouco invasivas. Além disso, explicou que a artroscopia tem conseguido corrigir lesões, principalmente traumáticas, com uma recuperação mais rápida e menos sofrida para o paciente.

De salientar também, neste curso, as participações de José Carlos Botelheiro, Fernando Xavier, Ana Luísa Neto e Pedro Diniz, médicos desta área.

O Hospital de Sant’Ana, propriedade da SCML, promove a saúde da população, respondendo às suas necessidades e prestando um conjunto diversificado de cuidados, há muito reconhecidos, não só pela qualidade mas também pela facilidade de acesso a uma consulta.

Nos últimos anos, esta Unidade de Saúde ganhou grande reputação, quer no âmbito da Ortopedia a nível nacional, quer na prestação de cuidados de saúde especializados, investigação e formação dos seus profissionais.

Copyright © 2014 - Hospital de Sant’Ana | Desenvolvido por