15 Março | Dia Mundial do Serviço Social

14 Mar 2016

O Assistente Social do HOSA é o mediador entre o sistema de saúde, a família e a comunidade.
Pretende contribuir para a humanização e qualidade do serviço de saúde.

Articula intra e inter instituições por forma a maximizar recursos e desenvolver competências, tendo por base a melhoria de qualidade de vida do doente.

Faculta aos indivíduos o desenvolvimento de todas as suas capacidades e potencialidades de modo a tornarem-se sujeitos ativos e participantes no seu processo de reabilitação.

Estabelece, uma relação de ajuda com o doente e família de forma a minimizar as dificuldades inerentes a situação de doença durante o internamento e respectivo planeamento da alta hospitalar, intervindo nos contextos e estruturas sócio e familiares do doente em questão.

Promove a continuação do processo de reabilitação e potencializa a autonomia dos doentes. Para o efeito, são desencadeados procedimentos técnicos como entrevistas psicossociais ao doente e familiares e/ou cuidadores de referência.

No ano de 2015, o Serviço Social do HOSA realizou 1002 entrevistas em contexto de internamento hospitalar, foram acompanhados cerca de 1600 processos sociais de doentes do HOSA.

Acreditamos que a intervenção do Serviço Social contribui ativamente no processo de reabilitação do doente.