SCML celebra Dia Mundial da Saúde | A prevenção da Diabetes é o objetivo principal

06 Abr 2016

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) marca forte presença nas comemorações do Dia Mundial da Saúde, esta quinta-feira, na Praça Martim Moniz, junto à Capela de Nossa Senhora da Saúde, em Lisboa, das 10h00 às 17h00.

A instituição associa-se assim à data celebrada anualmente a 7 de abril pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com um dia dedicado à sensibilização e rastreio da Diabetes.

Um dos grandes objetivos da iniciativa organizada pela Direção de Saúde Santa Casa é alertar para o problema da diabetes, patologia que tem registado significativo aumento na população portuguesa, em todos os escalões etários.

Este trabalho de prevenção cumpre-se também através dos rastreios realizados pela “Saúde Mais Próxima”, que terá uma unidade móvel no local, e do aconselhamento nutricional que conta com o contributo da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), parceira da Misericórdia de Lisboa.

A população poderá participar nas várias iniciativas de sensibilização e promoção de um estilo de vida saudável: exercício físico, com biodanza e zumba, bem como diversos jogos e atividades lúdicas e pedagógicas, envolvendo vários grupos etários.

As Unidades de Saúde Santa Casa (USSC) registam igualmente iniciativas para comemorar a data que vão desde os rastreios analíticos da diabetes no sangue, ao rastreio mais específico do pé diabético, passando por sessões de educação para a saúde na comunidade e caminhadas com idosos, atividades que contribuem para o bem-estar dos utentes.

O Hospital de Sant’Ana (HOSA), da Santa Casa, realiza um rastreio à Diabetes, dirigido a utentes e colaboradores, serão entregues maçãs aos participantes, num ato simbólico de sensibilizar para uma alimentação mais saudável. Das 12h30 às 13h00, os colaboradores da unidade, poderão praticar uma aula de Movimento, dada por fisioterapeuta do HOSA.

Consulte o programa: