Share

imprimir

Santa Casa "mede" saúde na FIL



18 Maio 2016

A Feira de Economia Social começa esta quinta-feira, na Feira Internacional de Lisboa (FIL). No Pavilhão 1, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa abre portas ao trabalho que realiza diariamente, nas mais diversas áreas.

 

Sabe qual é a sua capacidade de distinguir as cores? Descubra-a na Feira de Economia Social onde poderá fazer o rastreio da visão cromática. Realizado juntamente com o rastreio da acuidade visual, este será apenas um dos que uma equipa de enfermeiros e de médicos da Misericórdia de Lisboa vai proporcionar aos visitantes da Feira.

 

Outros rastreios à osteoporose, a alterações da memória e à obesidade, este último complementado com aconselhamento nutricional, serão também realizados entre os dias 19 e 21 na Feira Internacional de Lisboa (FIL) no pavilhão da Santa Casa. 

 

Este é um exemplo de uma das atividades desenvolvidas pela Misericórdia de Lisboa, na área da Saúde. Os rastreios às doenças mais comuns que afetam os portugueses são efetuados regular e gratuitamente pelas equipas da Saúde Mais Próxima, nos bairros de Lisboa.

 

Na FIL, terá também oportunidade de medir a densidade mineral óssea que permite identificar situações de osteoporose. Poderá testar a sua acuidade visual, ou seja a capacidade para ver com clareza e nitidez, de avaliar as queixas de memória e a sintomatologia depressiva, bem como o índice da sua massa corporal. 

 

Além do trabalho que desenvolve na área da saúde e que inclui muitas outras vertentes, o Pavilhão 1 vai divulgar a ação da Santa Casa nos restantes setores.

 

Quem visitar a Feira de Economia Social organizada com o alto patrocínio da Presidência da República fica a saber, por exemplo, que a SCML tem três hospitais, presta apoio social a mais de 64 mil pessoas, a mais de oito mil idosos e a quase 11 mil crianças e jovens. Que tem quase 800 voluntários e que apoia mais de 30 Misericórdias em todo o país.

 

Nos vários módulos distribuídos pelos pavilhões, os visitantes podem receber toda a informação acerca do trabalho realizado em cada uma dessas áreas na primeira mostra conjunta sobre a atividade da instituição. 

 

Um exoesqueleto, aparelho que permite aos paraplégicos e pessoas com dificuldades de locomoção  manterem-se em pé e caminharem é, por exemplo, uma das novidades que estará em exposição no módulo reservado ao Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (CMRA).

 

No âmbito da missão da SCML por boas causas, inclui-se ainda o trabalho do Departamento de Empreendedorismo e Economia Social (DEES) enquadrado no tema central do encontro - A Economia Social. Uma questão que será desenvolvida e debatida em várias conferências e seminários que se realizarão ao longo da Feira.

 

Organizado pela Fundação AIP e pela FIL, este evento que, na sessão de abertura contará com a presença do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Pedro Santana Lopes, tem como principais patrocinadores, a Associação Mutualista e a Caixa Económica e, além do apoio da SCML, conta com o do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. 

 

Copyright © 2014 - Hospital de Sant’Ana | Desenvolvido por