Profissionais do Hospital de Sant’Ana promovem posturas corretas nos mais novos

09 Jun 2016

Os Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Hospital de Sant’Ana, realizaram hoje, uma acção de promoção de saúde, junto de crianças de 5 e 6 anos pertencentes ao Jardim de Infância “O Botãozinho”, para assinalar o Dia da Criança, comemorado no passado dia 1 junho.

A Unidade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Hospital de Sant'Ana defendem em programas de educação postural para crianças e adolescentes, o desenvolvimento de medidas de prevenção primária que possam reduzir a longo prazo a prevalência de dores nas costas, otimizando a forma como os jovens se envolvem nas suas atividades.

Nos últimos anos, tem-se verificado um aumento de problemas musculosqueléticos associados ao uso inadequado das mochilas, bem como a adoção de posturas incorretas na sala de aula, em casa ao utilizar o computador e a ver televisão, entre outros.
Estes vícios posturais, quando não são corrigidos de forma atempada, provocarão alterações, tais como a falta de concentração, cansaço rápido, falta de flexibilidade, dores nas costas e nas pernas, limitação de movimentos, problemas respiratórios e falta de coordenação.