Share

imprimir

Avanço no combate à doença de Alzheimer



26 Jun 2016

Equipa internacional liderada pelo investigador Rodrigo Cunha, vencedor do Prémio Mantero Belard em 2014, descobriu como eliminar os primeiros sintomas da doença de Alzheimer em modelos animais.

Uma equipa de investigadores portugueses e franceses descobriu como eliminar os primeiros sintomas da doença de Alzheimer. O estudo inédito, que foi desenvolvido ao longo de três anos, foi financiado pelo Prémio Mantero Belard e pela Association Nationale de Recherche de França.

Rodrigo Cunha, do Centro de Neurociências e Biologia Celular e da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, liderou a equipa de investigadores. Numa nota publicada pela universidade, o investigador considerou que este estudo se traduz num “avanço extraordinário para o desenvolvimento de estratégias de combate à doença de Alzheimer, pois conseguiu-se recuperar o funcionamento sináptico".

A mesma nota explica que, pela primeira vez, os cientistas focaram o estudo na causa dos primeiros sintomas da doença, que são as perturbações na memória, causadas por modificações da chamada “plasticidade das sinapses no hipocampo”.

acompanhe toda a notícia em:
http://www.scml.pt/pt-PT/destaques/avanco_no_combate_a_doenca_de_alzheimer/

Copyright © 2014 - Hospital de Sant’Ana | Desenvolvido por