A importância da hidratação e sugestões de bebidas saudáveis

26 Ago 2016

A água é o maior componente do corpo humano e é essencial para todos os processos fisiológicos do organismo, pelo que a hidratação do corpo ao longo do dia é extremamente importante. Deve ter especial atenção aos sinais de desidratação, como a urina mais concentrada/escura e com odor mais intenso, cefaleias, fadiga, perda de apetite, tonturas, pele da testa esticada e taquicardias.

Para a generalidade da população adulta é recomendado a ingestão de 1,5 a 2,5 litros de água por dia. Durante períodos de maior atividade física ou de temperaturas mais elevadas as perdas de água são mais acentuadas, pelo que as necessidades hídricas são igualmente superiores. Os idosos têm maior risco de desenvolver estados de desidratação, pelo que os cuidados a ter devem ser maiores.

O Serviço de Nutrição, do Hospital de Sant’Ana, defende que a água, na sua forma natural, deve ser a principal fonte de hidratação, apesar de existirem outras alternativas, como os sumos naturais ou chás (sem adição de açúcar), que são também recomendados. A sopa e o leite são igualmente importantes formas de hidratação, dado o seu alto teor de água e diversidade em nutrientes.

Informação disponível na webletter da SCML