Ortopedia Geriátrica em Congresso

21 Set 2016

A Ortopedia Geriátrica vai estar no centro do debate no 5.º congresso promovido pelo Hospital de Sant’Ana da Misericórdia de Lisboa.

Porque envelhecemos? Qual o papel do enfermeiro na reabilitação do paciente geriátrico? Como se pode ser um desportista sénior? Estas são apenas algumas das questões que vão ser abordadas e debatidas no 5.º Congresso de Ortopedia Geriátrica do Hospital de Sant’Ana (Parede) que decorre nos dias 22 e 23 de setembro, no Centro de Congressos dos Estoril.

Com os nomes dos médicos Carlos Evangelista, à frente da Comissão Organizadora e de João Gomes Peres a presidir à Comissão Científica, este encontro vai reunir vários profissionais em diversas áreas de conhecimento que vão trocar experiências e discutir muitos temas relacionados sobretudo com a ortopedia e com o envelhecimento.

O tratamento da osteoporose, a nutrição e os mecanismos de prevenção do envelhecimento, a abordagem cirúrgica em patologias da anca, do pé, do joelho e da coluna, bem como o tratamento em fisioterapia e o tratamento da dor no doente geriátrico são exemplos de assuntos que merecerão a atenção dos congressistas e convidados.

O dia 22, quinta-feira, está reservado para dois cursos, o de ortopedia geriátrica para medicina geral e familiar coordenado pelos ortopedistas Fernando Xavier e Gonçalo Viana, e o curso de enfermagem geriátrica, que conta com o apoio da Escola Superior de Enfermagem São Francisco das Misericórdias, orientado pelas enfermeiras Helena Soares, Leonor Carvalho e Irene Costa Neves do Hospital de Sant’Ana.

Este congresso conta com o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT) e da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia (SPGG).

notícia retirada e disponível em: