Afeto e alegria no Natal dos Hospitais

19 Dez 2016

A edição do Natal dos Hospitais deste ano contou com as presenças do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do provedor, Pedro Santana Lopes, e de todos os membros da Mesa da Misericórdia de Lisboa.

O Natal dos Hospitais foi mais uma vez festejado esta quinta-feira, 15 de dezembro, no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (CMRA), da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML).

O provedor da instituição, Pedro Santana Lopes, presente no evento, começou por elogiar o trabalho e a dedicação de todas as pessoas que integram a equipa deste centro hospitalar.

Dar prioridade às áreas da Saúde e da Ação Social, particularmente no que à investigação diz respeito, é objetivo a cumprir em 2017, sublinhou o provedor. Em entrevista à RTP, durante a 59.ª edição da iniciativa, Pedro Santana Lopes deu destaque à aquisição do Hospital da Estrela, onde haverá um serviço de cuidados continuados, pioneiro no país em termos intergeracionais.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que honrou a Misericórdia de Lisboa estando presente no Natal dos Hospitais, salientou que, nos tempos difíceis que a sociedade portuguesa atravessa, a Misericórdia de Lisboa “tem sido um exemplo de solidariedade e de esperança na vida de muitos portugueses”.

“O Natal é uma época de partilha por excelência, mas pode sê-lo todo o ano”, defendeu Marcelo Rebelo de Sousa. Para isso, é preciso “mais solidariedade de uns para com os outros”, aconselhou.

A Marco Paulo, Ágata, José Cid, UHF e Mickael Carreira, e outros artistas que passaram pelo palco de Alcoitão, se devem a alegria e os sorrisos, espelhados nos rostos dos utentes que presenciaram esta edição e que merecem, sempre e de forma especial, um Natal muito feliz.

Além dos membros da Mesa da Misericórdia de Lisboa, do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, e do presidente da RTP, Gonçalo Reis, assistiram ao evento dezenas de doentes, médicos e enfermeiros. A 59.ª edição do Natal dos Hospitais foi apresentada por Catarina Furtado e José Carlos Malato, em Lisboa, e Sónia Araújo e Jorge Gabriel, no Hospital de São João, no Porto.

Realizado em parceria com o Diário de Notícias, o Natal dos Hospitais é o programa de entretenimento mais antigo da televisão portuguesa. Foi realizado pela primeira vez há 72 anos, com o objetivo de animar os doentes internados nos hospitais.

Veja as fotografias em: