Profissionais do Hospital sensibilizam “prevenir para não cair na Idade Sénior”

03 Fev 2017

O Grupo de Prevenção de Quedas da Unidade de Ortopedia Geriátrica do Hospital de Sant’Ana, realizou esta segunda-feira, a Sessão Trimestral de Prevenção de Quedas na Idade Sénior dirigida aos doentes e a toda a comunidade.

No dia seguinte, o Grupo esteve presente no Centro Comunitário Paroquial S. Romão de Carnaxide com objetivo de sensibilizar e relembrar a população idosa para os fatores externos e internos que podem originar as quedas na população sénior.

O Grupo é constituído por ortopedista, enfermeira, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta.

Estudos internacionais mostram que 30% das pessoas com idade superior a 65 anos caem pelo menos uma vez por ano, sendo que 40% delas têm idade acima de 80 anos. Além disso, os estudos mostram que 50% dos idosos que moram em lares ou casas de repouso já sofreram uma queda. A maior parte das quedas resulta em fraturas, que trazem limitações ao próprio em termos de autonomia, qualidade de vida, bem como ao nível socioeconómico para todos.

No Hospital, as sessões de Prevenção de Quedas realizam-se trimestralmente e a próxima realizar-se-á no dia 24 de abril, às 11h30 no Centro de Estudos da Instituição.