Filipe Araújo, reumatologista do Hospital de Sant’Ana integra a equipa vencedora do Grande Prémio BIAL de Medicina 2016

24 Abr 2017

O Grande Prémio BIAL de Medicina foi entregue pelo Sr. Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, à equipa liderada pelo Prof. Jaime Cunha Branco, Diretor do Serviço de Reumatologia do CHLO - Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, Hospital Egas Moniz com o projeto “EpiReumaPt - Estudo Epidemiológico das Doenças Reumáticas em Portugal”.

Filipe Araújo, reumatologista no Hospital de Sant’Ana/SCML, participou na equipa que realizou o estudo “EpiReumaPt”, que consistiu em acompanhar mais de 10 mil indivíduos representativos da população adulta com o objetivo de caracterizar as doenças reumáticas em Portugal quanto à sua distribuição e impacto na saúde e na vida dos portugueses.

O estudo conclui que 56%, mais de metade da população adulta portuguesa sofre de pelo menos uma doença reumática. Destes, apenas 22% tinham diagnóstico prévio de doença reumática, ou seja, mais de metade dos casos não estavam diagnosticados e não eram sequer interpretados como doença reumática pelos seus portadores.

A BIAL distinguiu ainda trabalhos sobre a osteoporose, o pé diabético e o cancro.