Presidente da República inaugura novo edifício do Hospital de Sant’Ana

03 Jul 2017

Com esta inauguração, a Misericórdia de Lisboa reforça a aposta numa das suas principais áreas de atuação: a Saúde.

Marcelo Rebelo de Sousa inaugurou este domingo, 2 de julho, o novo edifício do Hospital de Sant'Ana, na Parede, na data em que se assinalam os 519 anos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. A nova unidade terá capacidade de internamento para 60 utentes.

A cerimónia contou com as presenças do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Pedro Santana Lopes, do ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Viera da Silva; do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, e de todos os membros da Mesa da Misericórdia de Lisboa (Edmundo Martinho, vice-provedor; Helena Lopes da Costa, Sérgio Cintra, Ricardo Alves Gomes e Filipa Klut).

Na sua intervenção, Marcelo Rebelo de Sousa agradeceu a Pedro Santana Lopes o "papel notável" que tem desempenhado enquanto provedor da Misericórdia de Lisboa, garantindo que a instituição terá o seu apoio total em "desafios futuros".

Para o chefe de Estado, as instituições são o espelho "de quem as lidera", sendo imprescindível "reconhecer o mérito, a capacidade de visão e de mobilização do provedor à frente dos destinos desta Casa", frisou, qualidades que "merecem", na sua opinião, "a gratidão nacional".

Marcelo Rebelo de Sousa destacou que desde que Pedro Santana Lopes tomou posse, em 2011, a Santa Casa "deixou de ser uma instituição só de Lisboa", passando a ter uma "projeção nacional".

Pediu, por último, que a Santa Casa não deixasse de privilegiar as áreas da Saúde e da Ação Social, tendo em conta o relatório do Observatório dos Sistemas de Saúde, conhecidos no mês passado, que confirmam que, em Portugal, "quanto mais doente mais pobre, e quanto mais pobre mais doente".

Referindo-se à obra do novo edifício do Hospital de Sant'Ana, o provedor sublinhou que a mesma representava "um investimento arrojado, necessário e desejado", dando resposta nos dois domínios que estão na génese da Santa Casa, desde a sua fundação - Ação Social e Saúde.

"Cumprir o desígnio de honrar, dignificar e dar continuidade à obra originária, nascida da generosidade de caráter e da grandeza humana da família da benemérita Claudina Chamiço, que lançou a primeira pedra para dar uma lição de amor ao próximo", é prioritário para o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, assim como para todos os que a representam.

Pedro Santana Lopes afirmou, ainda, que disponibilizar este novo edifício "a todos os que dele necessitem, é concretizar a missão da Santa Casa". A este propósito o provedor salientou o investimento que a Misericórdia tem feito, tanto em termos de "requalificação de património", como no que se refere à "adequação e modernização de equipamentos", sobretudo no âmbito da Saúde.

No novo edifício do Hospital de Sant'Ana haverá consultas de especialidade em outras áreas, para além da ortopedia, tais como oftalmologia, neurocirurgia e otorrinolaringologia, além de um novo bloco operatório.

Com este novo edifício de modernas infraestruturas, o Hospital de Sant'Ana vai responder melhor às atuais exigências que se impõem numa prática clínica de excelência, reunindo também as condições necessárias para que se transforme num hospital polivalente.

Notícia disponível em www.scml.pt