Dia Internacional do Idoso

10 Out 2017

O Envelhecimento ativo e intergeracionalidade são prioridades da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa do século XXI.

O Dia Internacional do Idoso é comemorado anualmente a 1 de outubro. Paralelamente a esta comemoração, a Unidade de Ortopedia Geriátrica, do Hospital de Sant’Ana, da Misericórdia de Lisboa, assinala, no mesmo dia, sete anos de atividade.

Através desta Unidade, para além da Ortopedia, o doente geriátrico passou a ter disponível uma equipa multidisciplinar constituída por profissionais de medicina interna, anestesia, enfermagem, fisiatria, fisioterapia, terapia ocupacional, assistente social, e psicologia geriátrica privilegiando os cuidados do indivíduo como um todo.

A Unidade de Ortopedia Geriátrica, sob coordenação do ortopedista Carlos Evangelista, criou em 2010 o Grupo de Prevenção que trimestralmente realiza sessões de esclarecimento no Hospital de Sant’Ana  à população, com o objetivo de alertar para a necessidade de mudança de hábitos na população com mais de 65 anos.

Instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas, este dia pretende sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e para a necessidade de proteger e de cuidar da população mais idosa.