Casos Clínicos de Reumatologia em debate

13 Out 2017

A primeira reunião de casos clínicos interativos de reumatologia realizou-se, esta quinta-feira, 12 de outubro, no Hospital de Sant'Ana.

A Unidade de Reumatologia e Osteoporose do Hospital de Sant'Ana (HOSA), da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), organizou, esta quinta-feira, no dia Mundial das Doenças Reumáticas, a primeira reunião de casos clínicos interativos de reumatologia.

Filipe Araújo, coordenador da Unidade de Reumatologia e Osteoporose do Hospital de Sant'Ana e organizador deste encontro, destacou que há mais de 100 doenças reumáticas muito variadas, que podem contribuir para uma diminuição de qualidade de vida e de produtividade.

Filipe Araújo explicou que a iniciativa pretende alertar para os perigos desta doença, frisando que o objetivo foi debater quatro casos clínicos e dotar os participantes de um conhecimento alargado sobre as doenças reumáticas.

Dirigida a médicos, em particular, internos de Medicina Geral e Familiar, a primeira reunião de Casos Clínicos Interativos de Reumatologia contou com a participação de palestrantes do Hospital Egas Moniz, Hospital Garcia da Orta, Hospital de Santa Maria e Hospital de Sant'Ana.

O objetivo do encontro foi proporcionar uma oportunidade de aprendizagem de Reumatologia, através da apresentação de quatro casos clínicos.

Fundado em 1904,  o Sanatório de Sant'Ana, atualmente Hospital de Sant'Ana, pertence à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Esta unidade de Saúde ganhou notável reputação, quer no âmbito da Ortopedia em Portugal, quer na prestação de cuidados de saúde especializado, investigação e formação dos seus profissionais.