DIA MUNDIAL DA OSTEOPOROSE

20 Out 2017

Na data em que se assinala do Dia Mundial da Osteoporose, 20 de outubro, o Hospital de Sant'Ana orgulha-se de ser o primeiro em Portugal a receber uma certificação da International Osteoporosis Foundation (IOF).

Unidade de Reumatologia e Osteoporose (URO) do Hospital de Sant'Ana foi distinguida, no passado mês de junho, pela Fundação Internacional de Osteoporose (IOF) como Fracture Liason Service, com a certificação de bronze.

Este reconhecimento que se deve às consultas de osteoporose disponibilizadas pelo Hospital, distinguindo assim a sua URO como a primeira unidade em Portugal a receber uma certificação da IOF.

Gomes Peres, diretor clínico e presidente do Conselho Diretivo do Hospital de Sant´Ana, considera que "esta distinção vem reforçar a excelência do hospital nesta área" e sublinha que "é uma enorme honra receber esta certificação, de uma entidade tão conceituada e reconhecida como a Fundação Internacional de Osteoporose."

A certificação recebida baseia-se no preenchimento de vários critérios de qualidade, designadamente referenciação, diagnóstico, tratamento e seguimento dos doentes, e foi atribuída no âmbito da iniciativa Capture The Fracture.​

Dia Mundial da Osteoporose
Assinala-se hoje, dia 20 de outubro, o Dia Mundial da Osteoporose. Segundo dados da Direção Geral de Saúde, a doença afeta "mais de 150 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo que 50% são mulheres pós-menopáusicas".

A Osteoporose é uma doença metabólica em que os ossos vão-se tornando cada vez mais frágeis, conduzindo a um risco acrescido de fratura, em particular na anca, coluna vertebral e membros superiores.

A prevenção desta doença passa pela prática regular de exercício físico e por uma alimentação saudável: cálcio e vitamina D; evitar excesso de proteínas; evitar algumas bebidas gaseificadas fosfatas; evitar café ou álcool em excesso; não ingerir bebidas alcoólicas e não fumar.

A Reumatologia é a especialidade médica que diagnostica, trata e previne as doenças músculo-esqueléticas que afetam articulações, ossos, músculos, tendões e bolsas sinoviais, mas que podem nalgumas circunstâncias atingir qualquer órgão. Na consulta externa de Osteoporose da Unidade de Reumatologia do Hospital de Sant'Ana, é feita uma avaliação dos fatores de risco para osteoporose, do risco de queda e do risco da ocorrência de uma nova ou primeira fratura. Sempre que justificado, é iniciado o tratamento adaptado às necessidades e características do doente e este é monitorizado ao longo do tempo.