DIA MUNDIAL DA COLUNA

16 Out 2017

A Unidade da Coluna do Hospital de Sant’Ana assinala, hoje, dia 16 de outubro, o Dia Mundial da Coluna.

Em Portugal, segundo um Estudo da Universidade Católica Portuguesa, são cerca de 740 milhões de euros gastos por ano, para tratamento de doenças osteoarticulares associados à coluna.

Na Unidade da Coluna do HOSA, a maioria das consultas de primeira vez têm como principais motivos as lombalgias, e alterações degenerativas disco-vertebrais.

Por outro lado, alerta-se para a necessidade de correção das más posturas, adquiridas na juventude e mantidas durante a vida ativa/profissional, muitas delas associadas ao sedentarismo tanto ao nível da ausência de prática de exercício físico, como do excesso de horas sentados nos locais de trabalho, ambas prejudiciais para a coluna.

As Unidades de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do HOSA têm sensibilizado os profissionais desta Instituição a adotar uma vida mais ativa e a realizar micro-pausas com a prática de pequenos exercícios e a promover as boas posturas.

As Classes de Movimento, promovidas pela Unidade de Fisioterapia, realizam-se para os colaboradores às 3ªf |12h30, e às 5f |13h30. Participe!